Depressão Bipolar            

Doença Maníaco-Depressiva: sabe o que significa? Conseguiria lidar a com ela?

Home page
Início
O Que É
Sintomas
Causas
Tratamento
Opinião
Pesquisa

 

A Depressão não é causada por uma fraqueza pessoal, ou por falta de controlo - é uma doença que pode ser tratada.

Estima-se que 25 a 30% das pessoas com sintomas da doença bipolar não estejam ainda diagnosticadas, até porque muitos doentes se recusam a aceitar ajuda médica, sobretudo quando se encontram na fase de euforia.

O diagnóstico da depressão bipolar não se faz por vezes na altura própria. Mesmo que simplificado, o reconhecimento das peculiaridades da Doença Bipolar diminuem a frustração dos doentes e dos que os rodeiam, possibilitando uma melhor qualidade de vida através de tratamento médico adequado. A família e os amigos aprendem a reconhecer as oscilações do humor, pois a pessoa nega que esteja errada.

O meu caso

A minha mãe tem depressão bipolar, e não sabe ao certo quando começou. Acha que aconteceu desde o meu nascimento.
É muito difícil, para nós: o meu pai, a minha irmã e eu. Para o meu pai ainda pior. Quando éramos pequenas não sabíamos a razão de tantas discussões lá em casa; defendíamos a minha mãe, toda a gente defendia a minha mãe. O meu pai estava sozinho. Felizmente que crescemos e ele vem reconhecendo o nosso apoio.
O desgaste para nós tem sido muito grande e afastou-nos muito, enquanto família. Como verá nas páginas seguintes, a Depressão Bipolar, não é uma simples depressão!
Com frequência a minha mãe maltrata a família, quando está na fase da "mania", incluindo ofensas verbais e insinuando ofensas físicas. Tudo podia estar bem mas vai buscar acontecimentos antigos e nos tortura com coisas que já passaram num monólogo de gritos e de expressões corporais tais, que não sabemos o que fazer.
Quando tentamos defender-nos de tais actos temos de falar ainda mais alto, mas ela não admite ser contrariada e irrita-se ainda mais, dizendo que se vai embora de casa, ou que se vai matar, ou pegando na primeira peça de loiça que vê e manda-a ao chão, ou ainda nalgum objecto que possa magoar e manda-o a um de nós.
Nesta situação o que fazia?
Eu não sou médica ou psiquiatra para poder aconselhar. Mas a minha mãe é doente, não é da sua personalidade.

Por isso desenvolvi este site. A Depressão Bipolar pode mudar freneticamente a vida familiar, mas especialmente para o doente é um sofrimento constante porque não é capaz de identificar o seu mal. Além disso, medicação é forte e degenerativa. Muitas vezes os doentes bipolares recusam quaisquer medicamentos porque sabem que os debilitam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contador de Visitas

Contador de visitas 

 

Copyright © Ana Monteiro
Contacto: 9030097@eseig.ipp.pt
Última modificação: 13-06-2006